No lead time de produção (O tempo que demora do pedido até a entrega), procura-se sempre ter uma meta próxima de 90 a 100% de atendimento no prazo. Nem sempre as emrpesas conseguem cumprir esta meta, por vezes a eficiência é pouca, na casa dos 30%! Mas por que?
VEjamos um exemplo no qual os departamentos abaixo entregam seus produtos com meta de atendimento 80% no prazo:
VEndas: implanta pedidos (que disparam o trablaho da engenharia) 80% no prazo.
Engenharia, entrega projetos vendidos 80% no prazo.
Compras, entrega de matéria-prima especificada pela engenharia: 80%
Produção, meta de atendimento de 90%!
Perfeito certo? Errado, na prática, as eficiências se mutiplicam e ocorre um "efeito de abafamento" no lead time total de produção, conforme abaixo:
0,8 Vendas x 0,8 engenharia x 0,8 compras x 0,9 produção = 0,46 ou 46% de produtos entregues no prazo em nossa empresa fictícia (Decompondo: Vendas à 80%; Engenharia à 64%; Compras à .51,2% e Produção à 46%)
É uma aplicação prática da lei da Teoria das Restrições que diz que a soma dos máximos locais não contribui para o máximo global.
Esta idéia apareceu ontem em uma discussão de um trabalho. Algum colega pode contestar? Ou confirmar?
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