terça-feira, 2 de abril de 2013

Muitas vezes nos perguntamos, como iniciar e manter as iniciativas de Lean e Qualidade. É só se sentir como uma flor no meio de um canteiro de cebolas: Pense alto, mas fique perto de suas raízes...


O que fazer se ninguém quiser ouvi-lo, se você tiver problemas para atrair a atenção das pessoas e estiver sentindo-se como 'uma petúnia solitária em meio a um canteiro de cebolas"?
A resposta é: pense alto, mas fique perto de suas raízes.
Escolha esforços de melhoria ao alcance de seu controle. Assegure-se que eles atrairão a atenção das pessoas pelo menos dois níveis acima na cadeia de comando. Procure projetos com grandes implicações financeiras, como redução de desperdícios ou aumento da receita. Concentre-se em obter resultados que outros, mesmo os céticos, respeitarão. Envolva os colegas em seus esforços, dividindo os créditos pelo sucesso do trabalho. Construa, aos poucos, uma rede de simpatizantes.
Seja paciente, persistente. Quando alguém manifestar interesse, esteja preparado para fornecer mais informações e detalhes sobre as implicações. Identifique as perguntas ou objeções mais comuns e tenha as respostas à mão. Compile histórias de sucesso. Arranje meios de convencer os gerentes a conhecer pessoalmente as mensagens dos gurus da qualidade / meio ambiente / melhoria contínua / processos / sustentabilidade.
O transformador do "canteiro de cebolas" precisa ter sempre em mente que os esforços devem ter o objetivo de chamar a atenção dos gerentes de alto nível, educá-los, tornando-os adeptos e defensores. Sem sua adesão, todos os esforços de transformação irão por água abaixo.
Adaptado de SCHOLTES, Peter R., 1992 (Times de Qualidade: Como usar equipes para melhorar a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário