domingo, 28 de fevereiro de 2016

Indicadores da Qualidade...



A medição do desempenho é a chave para gerenciar ativamente os processos, isto porque os indicadores são formas de representação quantificáveis das características de produtos e processos que podem ser usados para a tomada de decisão, permitindo a medição do progresso do processo contra metas planejadas.



Dentro deste princípio, podemos planejar o desempenho do processo por meio de um ciclo PDCA de Controle de Processos, representado abaixo em forma de tópicos:

PLAN - Planejar: Estabelecendo metas e determinando os métodos para atingir os objetivos.

DO - Fazer: Executando o trabalho e Coletando de dados e resultados de forma organizada.

CHECK - Verificar: Comparando resultados alcançados com as metas, sendo este o ponto no qual os indicadores tornam-se muito importantes...

ACT – Agir: Caso necessário, replanejar o processo.


Desta forma, O PDCA é uma metodologia que pode ser utilizada para alcançar as metas de melhoria (oriundas de problemas identificados ou oportunidades de melhoria visualizadas) através de um ciclo de raciocínio estruturado e de ferramentas de análise estruturadas.

Isso ajuda na hora de definir o que fazer, o que medir, tendo sempre que se levar em conta os seguintes tópicos:

          Cada novo indicador representará um custo a mais para a organização;

          Deve-se fazer um levantamento dos indicadores existentes, pois muitas vezes não existe uma visão geral de quais são os indicadores já disponíveis.

          Quando nenhum indicador existente se “encaixar” nos objetivos estratégicos, gerenciais e operacionais, o melhor seria criar um indicador novo (mesmo que seja um custo a mais) do que conviver com uma lacuna no sistema.
Tendo em vista estas recomendações, sempre é interessante manter os pés no chão e medir o que realmente interessa, como qualquer “remédio”, tudo que é demais faz mal. Portanto, a coleta de dados e uso de indicadores deve ser feita com a moderação necessária para conseguir repassar os fatos e dados necessários para a tomada de decisão nas organizações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário